quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Oratória para policiais militares ambientais

Esta primeira imagem apresenta-se como ícone e, dependendo de quem a olha, muita subjetividade pode ser deduzida. Uma das mais lógicas seria de retratar militares, adultos.
Mas...
A imagem acima mostra as mochilas deles e não têm muito jeito de ser bagagem de adultos... E não são.
Participei, na tarde de 29 de setembro de 2015, de uma aula do Programa Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
Neste caso, um grupo de quase 30 meninos e meninas na faixa etária de 12 aos 15 anos, estudantes da rede pública do município de Timbó, SC.
Fui conhecer o programa, na prática, pois o BPMA/SC está fazendo mais um investimento de qualificação profissional na sua equipe que atua diretamente nesse projeto. A partir desta semana o COL (Clube de Oratória e Liderança) inicia uma parceria com essa corporação e realiza Cursos de Oratória e Liderança com Ênfase em Meio Ambiente. Participarão do treinamento oficiais e soldados selecionados para o CEPA (Curso de Especialização em Policiamento Ambiental).
Segundo o tenente-coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, o objetivo do CEPA é especializar e aperfeiçoar os policiais militares do BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) em conhecimentos avançados, teóricos e práticos, para que possam atuar na função de Comandantes de Guarnição de forma mais eficiente e segura, nas ações de policiamento ostensivo ambiental.
Para estes, o Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Meio Ambiente é um dos vários treinamentos de qualificação que iniciam no quartel, em Florianópolis, na Pedreira.
Outro grupo de soldados e oficiais que atua diretamente como EA (Educadores Ambientais) também receberá a formação em oratória, como é o caso do cabo Luiz Antônio Batista, de Blumenau.
Luiz Antônio foi meu anfitrião no Morro Azul, em Timbó, no Parque Natural Municipal Freimund Germer, onde são realizadas as aulas do programa Protetores Ambientais.
Nesse dia conheci também a bióloga Daniela Schroeder e a diretora de meio ambiente de Timbó e mantenedora do Instituto Aracuã, Sandra Regina Batista. Parceiras da Polícia Militar Ambiental da região de Blumenau.
A tarde ensolarada me permitiu acompanhar a finalização da aula de gestão de flora, bem como uma trilha para soltura de uma serpente (jararaca).

Durante a caminhada várias paradas para aulas de campo ao atento grupo de jovens estudantes. No fim da trilha mais algumas fotos do grupo.
O Morro Azul é um local belíssimo e aberto à visitação pública. Recomendo. Voltarei.
Minha participação foi importante para a finalização do conteúdo programático do Curso de Oratória para os instrutores do programa Educadores Ambientais que terminou com todos nós saboreando um delicioso picolé oferecido pelo pai de uma das alunas.
Minha participação contou ainda com o apoio do subtenente Ênio Sérgio Nedochetko e da soldado Cássia de Paula Manfroi que articularam tudo do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, de Florianópolis. Foi uma experiência que fará parte de minhas narrativas em palestras e cursos, com certeza.

Leia mais sobre oratória neste blog:
COL e UFPR firmam parceria para formar empreendedores
UFPR e Clube de Oratória renovam parceria
Líderes que vão comandar o COL até 2017
Há 36 anos formando oradores e líderes, COL terá segunda mulher na presidência
Superação da timidez para falar em público
A humildade burra
TIFO é o jeito certo de apresentar pessoas
Os maiores medos do mundo
Cada bunda um som
Trânsito e liderança
A oratória da liderança
Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores
Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória
Comunicação é coisa difícil
Golpistas são excelentes oradores
Oratória para candidatos
Livro com resgate histórico dos primeiros 25 anos do COL
CEO - Curso de Especialização em Oratória com Ênfase em Liderança
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário