terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os maiores medos do mundo

Morrer está em sétimo lugar. O maior medo do mundo é o de falar em público. Portanto, quando você ouvir alguém dizer que prefere morrer a ter que enfrentar uma plateia, acredite, está falando sério, infelizmente.
Neste primeiro vídeo podemos conferir uma das reações deste temor.

O comportamento de Gabriela Nalini Santos é mais comum do que se possa imaginar. Ao autorizar o uso desta imagem, a acadêmica é muito generosa por prestar relevante serviço àqueles que são acometidos do mesmo temor, pois poderão ver o que um bom curso de oratória é capaz de fazer de um dia para o outro, literalmente.
Esta primeira filmagem foi feita em sala de aula do CEM (Centro de Estudos do Mar) no Campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná) no dia 21 de setembro de 2013, primeiro dia do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Desinibição e Empreendedorismo, no exercício de autoapresentação.
Vejam, agora, a apresentação da jovem oradora após 12 horas de treinamento. Este segundo vídeo foi no Anfiteatro do CEM. Surpreenda-se.
 
Ao término do curso, que teve uma carga de 20 horas, num sábado intenso com três módulos (matutino, vespertino e noturno) e no domingo, com mais dois módulos), Gabriela avalia que valeu todo o investimento. "A mudança brusca e repentina que o curso oferta aos participantes é muito evidente. Além disto, no nosso caso, o valor foi extremamente baixo para a qualidade do curso. O professor é muito paciente e compreensivo, tanto na hora da explicação quanto na hora de informar os acertos e os 'erros' de cada participante".
Nesta foto estou junto com os 19 acadêmicos e membros da comunidade que participaram do treinamento. Senti-me muito a vontade, pois estudantes de um curso de oceanografia têm proximidade com ambientalistas, como é o meu caso. E uma corajosa e guerreira ambientalista também estava se aperfeiçoando.
Vejam os dez maiores medos humanos e sua ordem:
1. Falar em público
2. Altura
3. Insetos e vermes
4. Problemas financeiros
5. Águas profundas
6. Doença
7. Morte
8. Voar
9. Solidão
10. Cachorro

Desde 1979 o COL (Clube de Oratória e Liderança) vem apoiando pessoas como Gabriela. Ajudar a superar a timidez e aperfeiçoar a comunicação dos que também já atuam com oratória é a missão do clube que, com isso, estimula à liderança.
Para o acadêmico, Gustavo Zanfra Paitch, o curso de oratória deveria ser uma matéria básica na educação de todas as pessoas. "O curso amplia todas as capacidades do aluno e a sua evolução é assustadora. Posso afirmar sem medo que as técnicas aprendidas serão utilizadas em toda a minha vida. Vou sugerir que o curso ocorra todos os anos aqui no CEM, pois as vantagens são incríveis".
A constatação de Amanda Albano Alves não distoa. Ela diz que o curso a ajudou evoluir muito, "e me deu condições para poder melhorar cada vez mais. Como crítica e observadora, me foi possível perceber melhoria muito representativa em todos os participantes, mesmo nos mais diferentes. Ou seja, qualquer pessoa que fizer o curso terá garantia de melhora".
Interessados em participar do próximo Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Desinibição e Apresentações devem acessar este link.
Além dos 17 acadêmicos, outros dois participantes (membros da comunidade) participaram do curso no CEM.
 O agente cultural da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (PR), Fabio Carlos Machado, agradeceu a oportunidade que o CEM/UFPR ofereceu à comunidade de poder participar do curso. Ele afirma que recomendará o curso àqueles que desejam melhor expressar seus conhecimentos, mensagens, opiniões. "Vivemos numa sociedade que privilegia a comunicação, e quem melhor a faz tem mais chances de ser bem sucedido. E o curso tem muitos pontos positivos, como o seu formato com boas dinâmicas e o custo, bem acessível".
A empresária e ambientalista Lourilis Francis Nogueira, moradora do Pontal do Paraná, também comemorou a iniciativa do CEM/UFPR e parabenizou-me por permitir aos outros a realização pessoal e profissional de lapidar a si próprios. "Também recomendarei o curso. Se foi tão bom e promissor para todos nós, acredito que todas as pessoas que conheço sairão satisfeitas com a participação neste 'evento de evolução pessoal'".
No último módulo do curso os participantes elegem oradores. Numa primeira votação, aquele que após análise comparativa da gravação no módulo 1 e no 4 teve a maior evolução como orador.
Eleita com maciça votação, Gabriela recebeu do presidente da Maris, Landerson de Moura Zini, um presente. Posteriormente ela fez o discurso de agradecimento aplicando a técnica ensinada durante o curso.
O mesmo discurso fez a ambientalista Lis, pois foi eleita a melhor oradora da turma, na segunda votação. Ela recebeu o presente das mãos do diretor financeiro da Maris, Alexandre José dos Santos Costa.
A presidenta do COL, advogada Mônica da Silva Robert, diz que o Clube está de portas abertas para mais parcerias com universidades. Mônica conheceu o clube por conta de uma parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). "Temos um histórico de iniciativas com diversas instituições de ensino catarinenses e estamos felizes com esta primeira do Paraná", comemora.

Leia mais sobre o COL (Clube de Oratória e Liderança) neste blog:
Cada bunda um som
Trânsito e liderança
A oratória da liderança
COL e UFPR firmam parceria para formar empreendedores  
Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores
Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória


Leia mais sobre o COL noutras publicações:
JOV (Jornal O Vizinho)
Edição 803 do JOV (IVC comemora 5 anos em parceria com o COL)
Edição 802 do JOV (O TDAH e acidentes de trânsito)
Edição 800 do JOV (COL faz parceria com a UFPR; Vídeo é liberado na internet)
Edição 799 do JOV (Vídeo é liberado na internet; COL faz parceria com a UFPR)
Edição 798 do JOV (Clube de Oratória & Cia Águas de Joinville)
Edição 797 do JOV (Clube de Oratória se engaja na conscientização ambiental
Edição 796 do JOV (Se ligue no esgoto)
Edição 794 do JOV (Ela é a primeira)
Edição 793 do JOV (Mulher Líder)
Edição 792 do JOV (Advogada vai liderar Clube de Oratória)
Edição 786 do JOV (COL faz parceria com Sindicato dos Radialistas)
Edição 777 do JOV (O rio que teima pela vida)
Edição 776 do JOV (Documentário ambiental em fase final)
Edição 775 do JOV (Jovens oradores)
Edição 769 do JOV (COL conquista patrocínio público)
Edição 753 do JOV (COL prepara curso de oratória)
Edição 751 do JOV (Oratória, ferramenta para o sucesso na carreira)
Edição 746 do JOV (Conselheiros do COL discutem sucessão)
JOI (Jornal O Joinvilense)
Edição 064 do JOI (Vídeo já está vídeo na internet; Parceria COL & UFPR)
Edição 062 do JOI (Mulher no comando)
Edição 057 do JOI (COL faz parceria com Sindicato dos Radialistas)
Edição 052 do JOI (COL e IVC consagram título ao Dr. Água)
Edição 051 do JOI (O rio que teima pela vida)
Edição 041 do JOI (Para superar a inibição)
Edição 038 do JOI (São Paulo deve ganhar um Clube de Oratória)
Edição 036 do JOI (COL mobiliza líderes em defesa do MP)
Edição 034 do JOI (COL realiza primeiro curso de oratória do ano)
JOA (Jornal O Araquariense)
Edição 027 do JOA (UFPR e Clube de Oratória firmam parceria)
Edição 026 do JOA (Se ligue no esgoto)
Edição 024 do JOA  (Mulher vai liderar o Clube de Oratória)
JOG (Jornal O Garuvense)
Edição 073 do JOG (Público já pode acessar vídeo na internet)
Edição 072 do JOG (COL se engaja na conscientização ambiental)
Edição 070 do JOG (Advogada vai liderar Clube de Oratória)
Edição 046 do JOG (Garuvense é orador premiado)
Edição 009 do JOG (Formador de líderes e oradores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário