quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Besta Fera assassina de ciclistas

Assista e observe que a letra da música destaca o caso do Ricardo Neis, que em 25 de fevereiro de 2011, num evento da Massa Crítica de Porto Alegre, RS, atropelou mais de 80 bicicletas, feriu dezenas de cicloativistas e matou um deles, como se pode ver nas chocantes imagens nesta postagem anterior.
Formado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e artista de rua desde 1984, Ademir Antunes, conhecido como Plá, trabalha difundindo suas ideias através de letras filosóficas tocadas ao som de rock n’ roll e blues.
Essa filmagem acima fiz na concentração para a Massa Crítica do II FMB (Fórum Mundial da Bicicleta) que aconteceu de 21 a 24 de fevereiro de 2013 na capital gaúcha, onde também participei com a palestra "Uma criatura menos destrutiva" registrada nessa foto do Thiago Duwe, de Blumenau, SC.

Plá é um grande defensor do uso das bicicletas e é figura certa em “Bicicletadas” e "Massas Críticas", que reúnem frequentemente os amantes do ciclismo para pedalar pelas cidades.
Recentemente lançou o disco “Biciclopédia”. Uma das faixas com o refrão “pra andar de bicicleta tem que ter moral, tem que ter moral”, é famosa entre os participantes de eventos ciclísticos:
Pelo II FMB passaram milhares de ciclistas e cicloativistas, que finalizou, na tarde de domingo dia 24 de fevereiro de 2013, com o debate "Os rumos da política cicloviária no Brasil".
O debate permitiu aos participantes avaliar o atual panorama das políticas públicas em favor da mobilidade por bicicleta em todo o país, o que já foi alcançado, quais os desafios e perspectivas entre outras análises.
Se por um lado se pode conferir que cresce o movimento nacional pelo uso da bicicleta como veículo de locomoção, também confirmou-se a falta de políticas públicas para proteger o frágil veículo e seu condutor; e que há muito ainda por fazer.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2020, os acidentes de trânsito serão o terceiro maior problema de saúde pública em escala mundial, perdendo apenas para doenças coronarianas e para a depressão.
Estima-se que no Brasil mais de 50 mil pessoas morrem por ano no trânsito, 500 mil vão para o hospital e 120 mil são aleijadas.


II FMB reuniu ciclistas e cicloativistas de todas as idades


Leia mais sobre o tema:
Incentivo fiscal para bicicletas
Mais de 1600 ciclistas invadem Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário