terça-feira, 23 de outubro de 2012

O presente. Uma fábrica de automóveis

Praticamente todo jovem sonha em ganhar de presente de aniversário, ao completar 18 anos, um carro. Muitos têm tido esse privilégio. Agora, quantas pessoas nesse mundo ganhariam de presente de aniversário, ao completar 60 anos, uma fábrica de automóveis? Dos mais luxuosos do mundo!
Às vésperas de completar 60 anos, na tarde de 22/10, o catarinense João Pedro Woitexem, além de ganhar um caloroso abraço da presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, ouviu dela: "Prefeito João Pedro, o senhor é um homem de sorte". Enquanto ela ganhara miniatura de uma BMW, como pode ser conferido na foto de Roberto Stuckert Filho, abaixo, ele uma fábrica na sua cidade.
Presidenta Dilma Rousseff, governador catarinense Raimundo Colombo e Ian Robertson, vice-presidente e membro do conselho de administração da BMW AG, Vendas e Marketing

Após meses de reuniões e articulações, finalmente a montadora de carros luxuosos alemães, BMW, anunciou no gabinete presidencial brasileiro, que instalará um parque fabril em Araquari, SC.
João Pedro Woitexem (primeiro à direita) na reunião com a presidenta Dilma Rousseff (centro) no evento em Brasília, de anúncio oficial da vinda da BMW para Araquari, SC

Com investimento previsto de  um bilhão de reais e geração de 1.500 empregos diretos e outros 15.000 indiretos, o prefeito do município, recém reeleito, disse-me, em entrevista exclusiva no seu gabinete, que ao completar 60 anos, o dia 23/10/2012 é o de comemoração natalícia mais feliz de toda a sua vida.
BMW (Bayerische Motoren Werke) e JPW (João Pedro Woitexem). Qualquer semelhança é mera coincidência, ou pode-se dizer que a história dele com a empresa já fora sutilmente anunciada 60 anos atrás?
Ele chegou de Brasília na madrugada, pelas 3h30, e às 9h já estava na prefeitura. Às 10h, uma festa surpresa lhe foi oferecida pelos servidores públicos do município.
JPW sopra as velas do bolo de aniversário de 60 anos oferecido pelos servidores na prefeitura

O prefeito agradeceu a surpresa, emocionado, e com voz embargada disse que comemorar o aniversário, a vinda da BMW e a reeleição tem um sabor muito especial porque essas conquistas só foram possíveis por conta do apoio que recebeu dos funcionários da prefeitura.
A diretora do CEI José Lindolfo da Silva, do Bairro Porto Grande, fez uma apresentação homenagem ao prefeito destacando que Araquari, conhecida como a Capital do Maracujá, a partir de agora começa a ser conhecida como "a cidade da BMW" no Brasil. Vestida como personagem de uma fábula, Luciane Batista Sprotte, qualificou o prefeito como um "sonhador".
JPW é trazido pela servidora Luciane Batista Sprotte, vestida como personagem de fábula

O prefeito admitiu ser um "sonhador", mas um "sonhador que sonha de olhos abertos", mediante tantos "sonhos" realizados.
Antes dessa festa, JPW reuniu-se com nossa equipe do Jornal O Araquariense e admitiu que por mais que imaginasse saber o tamanho, a grandiosidade dessa conquista da vinda da BMW para o município, espantou-se com o que viu e sentiu, em Brasília.
JPW, secretário Clenilton Carlos Pereira e Jorge Mazotto com Daiane Cunha, do Jornal O Araquariense

O prefeito tomou um susto, ao ver entrar na sala onde estava reunido com a presidenta Dilma Rousseff dezenas de fotógrafos e cinegrafistas, nacionais e internacionais, para registrar e noticiar a vinda da BMW para Araquari. "Eram tantos flashes que mais parecia uma concentração de fogos de artifício".
No encontro com nossa equipe, retomamos a conversa de outro empreendimento que intermediei o primeiro contato do prefeito e do seu secretário em Curitiba, PR. Desde que fui eleito pela ONU "Parceiro da Paz e da Sustentabilidade" tenho participado de alguns eventos e protagonizado outros como a aproximação de instituições, empresários e governantes em projetos diversos.
João Francisco Bittencourt, presidente da JMalucelli Concessões, do grupo empresarial JMalucelli, recebeu o prefeito João Pedro Woitexem e o secretário Clenilton Carlos Pereira na sede da empresa em Curitiba, PR

Foi durante um destes encontros em São Paulo que soube do interesse do Grupo JMalucelli em investir na construção de um aeroporto internacional de cargas. Posteriormente reuni-me com João Francisco Bittencourt, presidente da JMalucelli Concessões e levei, alguns dias depois, no dia 07 de agosto, o prefeito e o secretário de Araquari para um encontro. "O Grupo JMalucelli tem interesse em investir no setor e o Aeroporto Intermodal Internacional de Araquari é um projeto que nos interessa", reiterou Bittencourt.
Em Brasília, no evento da BMW, o prefeito conversou com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen sobre esse nosso encontro, em Curitiba. "O projeto do aeroporto de Araquari, com a vinda da BMW e das centenas de outras empresas que acompanharão essa nova fase de crescimento econômico da região, instalando-se por aqui, demandarão a urgência dessa obra", diz o prefeito.
Mas, sobre isso escreverei mais, adiante. Agora, outras imagens da festa dos servidores ao prefeito.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário