segunda-feira, 23 de abril de 2012

A importância da leitura na ascensão profissional

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. A partir da semana dessa data comemorativa, através do COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville, inicio mais uma atividade voluntária.
O evento, como pode ser visto na imagem abaixo, é uma parceria entre a Acij e o COL.

O projeto, apresentado e aprovado pela diretoria do COL, está aberto a parcerias para ampliar o público-alvo, como segue:

Apresentação
Fundado em 10 de abril de 1979, o COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville é uma ONG (Organização Não Governamental) que tem entre os seus objetivos “Prestar serviços desinteressados à comunidade” e “Proporcionar condições favoráveis ao livre discurso de todos os assuntos de interesse público”.
Desde 1979 consolidado na prática do voluntariado, o COL é uma entidade reconhecida de UPM (Utilidade Pública Municipal) através da Lei 1.804 de 03 de julho de 1981 que tem prestado relevantes serviços à sociedade.
Em 2004 o COL foi homenageado em sessão especial na CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) para comemorar seus vinte e cinco anos. No mesmo ano editou um livro com resgate histórico da entidade.
Para comemorar os 30 anos, o COL produziu dois vídeos que estão hospedados no Youtube com links do sítio próprio e virtual da internet www.clubedeoratoria.org.br.
Em 2010 o COL realizou evento com procurador do Ministério Público em campanha contra a corrupção disseminando-a entre seus associados e lideranças locais e regionais.
Em 2011, o COL produziu o vídeo documentário “O rio que teima pela vida” em parceria com a Fundema e o IVC (Instituto Viva o Cachoeira). A obra é peça governamental de educação e conscientização ambiental disponibilizada ao público em geral através da internet.
Por muitos anos foi parceiro da Promotur patrocinando e viabilizando o baile da Rainha das Festas das Flores e também concebendo e coorganizando a Fenachopp.
Enfim, trata-se de uma entidade em sintonia com a comunidade em que está inserida.
Essas ações formam um conjunto mínimo de referências que demonstram o comprometimento da entidade com seu estatuto.

Justificativa
Considerando que a desqualificação profissional tem sido um dos principais fatores para a baixa velocidade do Brasil na sua corrida para transformar-se em potência mundial;
Considerando ainda que ler significa mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo, compreendê-lo e decidir sobre ele, e que então ler é reescrever o que estamos lendo, é descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto e também vincular o texto/contexto ao contexto do leitor;
Considerando também que a grande maioria da população brasileira (63,3%) compõe-se de analfabetos funcionais o que exige uma urgente mobilização para a reversão desse quadro que atrasa ou impossibilita o alcance de mais elevados estágios de desenvolvimento;
Considerando que esse quadro pode ser considerado desolador, o COL, que desde 1979 vem formando líderes e oradores e tem também entre os seus objetivos “Estimular a eficiência e promover altos padrões no desempenho dos negócios e das profissões”, propõe-se a dar mais essa contribuição para a qualificação da sociedade.

Objetivo Geral
Demonstrar ao participante a importância da leitura para a ascensão profissional.

Objetivos específicos
1 – Denunciar os elevados níveis de analfabetismo da sociedade brasileira
2 – Demonstrar a importância do exercício da leitura para a saúde mental
3 – Estimular o hábito da leitura
4 – Demonstrar que o hábito da leitura amplia vocabulário e conhecimento

Público alvo
O projeto “A leitura como ferramenta para a ascensão profissional” é dirigido principalmente a diretores, coordenadores de escolas, professores e estudantes.

Plano de trabalho
Palestras de 45 minutos e mais 15 minutos de debate com especialista do COL, sendo:
-       Gratuitas para estudantes e profissionais de instituições de ensino públicas
-       Patrocinadas para instituições de ensino privadas
-       Gratuitas para instituições públicas e ou privadas que tenham bibliotecas abertas ao público

Cronologia
Depende de disponibilidade de agenda

Patrocínio das palestras gratuitas
Palestrante, computador e projetor – JOV (Jornal O Vizinho)
Sistema de som – COL
Transporte de palestrante e equipamentos – Sócios do COL

Coordenação do projeto
A coordenação do projeto será da diretoria de comunicação do clube.

Palestrante
Eleito Parceiro da Paz e da Sustentabilidade pela ONU, Altamir A. Andrade é Jornalista Profissional, empresário nas áreas de comunicação e eventos, palestrante e instrutor titular do COL e dos cursos de oratória da Ecamp, de Campinas, SP.

Parcerias
Considerando que o COL é apoiado por quatro jornais da região que dão prioridade editorial às atividades do clube, o projeto, sua execução e os seus resultados têm ampla divulgação na mídia com reportagens, entrevistas e notas nos jornais O Vizinho, O Joinvilense, O Garuvense e O Araquariense.
Outras parcerias são bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário